segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Matéria no Galera JC sobre Campanha pelos Bons Tratos

Confiira na imagem abaixo a matéria sobre a 8ª edição da Campanha pelos Bons Tratos de Crianças e Adolescentes, publicada na edição de sábado (11 de fevereiro), no suplemento Galera, do Jornal do Commercio.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

CEDCA-PE elegeu nova diretoria

Na última quinta-feira (09/02), durante a 285ª Assembleia Ordinária, foi eleita a nova presidência do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. De acordo com o Regimento do CEDCA/PE, a presidência deverá ser constituída pelo presidente , 1º Vice-Presidente e 2º Vice- presidente para um mandato de um ano. Para o exercício 2012, foram eleitos os conselheiros: José Fernando da Silva (presidente), Maria de Fátima Menezes (1ª vice-presidente) e Rosa Barros (2ª vice-presidente).

Governo Federal lança campanha para proteção de crianças e adolescentes


A grande mobilização do Governo Federal, liderada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), para proteção dos direitos de crianças e adolescentes no carnaval, pretende contar em 2012 com a ajuda de toda a sociedade para o enfrentamento do problema. Com o Slogan "LIGA DA PROTEÇÃO – Proteja nossas crianças e adolescentes. Violência sexual é crime. Denuncie", a campanha estará presente em 19 capitais brasileiras. A ministra da SDH/PR, Maria do Rosário, participará dos lançamentos da campanha em Salvador e Recife, nos dias 16 e 17, respectivamente.
O objetivo da mobilização, segundo a ministra Maria do Rosário, é convocar a sociedade para a responsabilidade de proteger as crianças e adolescentes. "Carnaval é festa, é alegria, diversão, mas é também proteção. Queremos que toda a população esteja atenta ao que acontece com nossas crianças e adolescentes e denuncie qualquer violação, seja através do Disque 100 ou do Conselho Tutelar da sua cidade", disse.
Maria do Rosário explicou ainda que a campanha liderada pelo governo federal pretende formar uma grande rede de atenção e cuidado. "Queremos que todas as pessoas que se preocupam com os nossos meninos e meninas estejam na Liga da Proteção. Quanto maior for essa Liga, mais crianças estarão protegidas nesse carnaval", enfatizou.
A mobilização acontecerá nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Vitória, Belo Horizonte, Natal, João Pessoa, Boa Vista, Campo Grande, Rio Branco, Goiânia, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Manaus, Fortaleza e Belém. A ideia é realizar atividades de sensibilização para o período pré-carnavalesco com foco na prevenção, além de mobilizações durante todo o carnaval, que envolvam a divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes e do Conselho Tutelar.
A ampla divulgação por meio da internet será também um trunfo para redução da incidência de casos de violência sexual na infância e adolescência durante o período festivo. As ações na rede compreendem a mobilização pelas mídias sociais com a hashtag #ligadaprotecao e pelo site http://ligadaprotecao.com.br.
Durante o período carnavalesco serão distribuídas peças com a arte da campanha divulgando o serviço. As ações serão feitas por meio de marketing, tais como jingle, cartazes, banners, adesivos, camisetas, bonés, dentre outros. A mobilização será realizada em blocos de carnaval, aeroportos, rede hoteleira, bares, restaurantes, rodoviárias e estradas.
A realização é uma parceria da SDH/PR estados, municípios, Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que reúne ministérios e outros órgãos da administração federal envolvidos na implementação de políticas integradas que enfrentem a violência sexual. Participam ainda desse colegiado organismos internacionais e representantes da sociedade civil organizada e de empresas.
Disque Direitos Humanos – O Disque Direitos Humanos, ou Disque 100, é coordenado pela SDH/PR, com apoio da Petrobras, que funciona 24h nos sete dias da semana. A ligação é gratuita e pode ser feita a partir de qualquer região do Brasil, de telefones fixos ou celulares. Ao longo de 2011 o Disque fez 866.088 atendimentos e recebeu 82.281 denúncias de violações dos direitos de crianças e adolescentes. Todas foram encaminhadas às autoridades locais competentes. Desde maio de 2003, quando o serviço entrou em funcionamento, foram realizados mais de 3 milhões de atendimentos e recebidas 227.427 denúncias. (Fonte: Secretaria de Direitos Humanos/Presidência da República)
Agenda em Salvador/BA – 16/02
Local: Salão Azul da Fundação Luis Eduardo Magalhães; Centro Administrativo da Bahia – CAB
Horário – 10h30


Agenda em Recife/PE – 17/02
Local: Sede do Galo - Rua da Concórdia, 984 - São José - Recife-PE.
Horário: 9h às 12h30
As peças publicitárias da Campanha estão disponíveis no endereço www.sedh.gov.br

Fonte: http://www2.cedca.pe.gov.br/web/cedca

Peça o seu Kit de Livros Infantis Gratuitos



 
O Itaú realiza uma série de programas e parcerias para tornar o Estatuto da Criança e do Adolescente uma realidade para todos. E investe cada vez mais na qualidade da educação.


A Coleção Itaú de Livros Infantis foi criada pela Fundação Itaú Social para ajudar a despertar desde cedo o prazer pela leitura. Ela foi feita para você que também acredita que a educação é o melhor caminho para a
transformação do Brasil.

Fonte:
http://www.itau.com.br/itaucrianca/

Atuação do Conselho no Carnaval 2012







No Carnaval os Conselheiros estavam presentes em sua base de atuação na sede DOS AGENTES DA DENGUE na RUA ROSA XAVIER, para atender qualquer eventualidade que esteja dentro de suas atribuições art. 136 da lei 8.069/90.

Entrevista na rádio Comunitária Tabira FM



Representantes do Conselho Tutelar foram entrevistados na rádio Comunitária Tabira Fm no programa tarde total do comunicador Léo Brasil.

O objetivo da entrevista foi em relação a atuação do Conselho Tutelar no período carnavalesco. Os conselheiros informaram que a base de atuação será na RUA ROSA XAVIER na SEDE DOS AGENTES DA DENGUE. E através do telefone móvel (87) 9956-6968.

Reunião com Promotor acerca do Carnaval 2012





Na manhã de Sexta-Feira ontem (17/02) aconteceu uma reunião com o Promotor Titular de Justiça da Comarca de Tabira-PE Dr. Leôncio Tavares Dias, Juíza de Direito Drª. Ana Marques,  representantes do Conselho Tutelar, da Secretaria de Cultura, da Polícia Militar.

O promotor disse aos presentes que as bandas tem que tocar até   às 04:00h se passar desse horário a PM tem sua autorização para cortar os fios se for preciso.

Em relação a criança e ao Adolescente orientou a PM para não cometerem abuso de poder, mas que não fosse desmoralizada e usasse a força necessária para manter o controle. O Conselho Tutelar vai entregar aos pais ou responsáveis a criança ou adolescente que estiver ingerindo bebida álcoolica ou outras drogas,  através do Termo de Responsabilidade.

Disse aos presentes que está a disposição e que qualquer eventualidade podia contar com ele através de seu telefone e que vai vir a Tabira para conhecer uma das melhores festas da região.







segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Vigília lembra um mês da rebelião ocorrida na unidade da Funase do Cabo de Santo Agostinho

Participantes levaram faixas de protesto parao ato
 
Na sexta-feira (10), foi realizada a 2ª Vigília em Defesa dos Direitos dos (as) Adolescentes e Jovens em Cumprimento de Medidas Socioeducativas em Pernambuco. Representantes de entidades ligadas aos direitos da criança e do adolescente foram às ruas do Centro do Recife, empunhando velas para lembrar um mês da rebelião que deixou três mortos e mais de dez feridos na unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) do Cabo de Santo Agostinho.

A caminhada ocorreu no fim da tarde, com saída do Parque 13 de Maio indo até o Palácio do Campo das Princesas, onde foi realizada a vigília. Cerca de 50 pessoas participaram do ato, que foi organizado pelo Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (Fórum DCA/PE) e reuniu representantes do Fórum de Medidas Socioeducativas, Ministério Público de Pernambuco, Associação dos Conselhos Tutelares e de instituições da Sociedade Civil. Representantes de mães de adolescentes e jovens internos estiveram presentes ao ato.

O objetivo foi lembrar que fazia um mês da rebelião e até agora as providências tomadas pelo governo do Estado foram insuficientes. "Afinal, não é adequado apenas reconstruir a Unidade do Cabo de Santo Agostinho. Ela tem que ser demolida, conforme sugeriu o Relatório do CNJ, pois não se encontra de acordo com os padrões do Sistema Nacional Sócio-Educativo - SINASE, que estabelece que cada Unidade deve ter, no máximo, 40 adolescentes/jovens ou 3 contíguas, com 30 internos cada, o que totalizaria 90. A superlotação das Unidades Sócio-Educativas, além de se constituir em um fator de violação de direitos, prejudica a realização de qualquer trabalho efetivo de sócio-educação", comenta o advogado do
programa Direitos da Criança e do Adolescente do Cendhec, Eduardo Paysan. Para mudar essa realidade, será realizada essa vigília no dia 10 de cada mês.

A próxima vigília está marcada para o dia 10 de março.
Vigília aconteceu em frente ao Palácio do Campo das Princesas
 Fonte: http://blogdocendhec.blogspot.com

CURSO EAD SENADO FEDERAL